Esta quinta-feira, dia em que se ficou a saber que a ligação por metrobus entre Braga e Guimarães está incluída no Plano Nacional Ferroviário apresentado pelo Governo, o PCP realizou duas viagens em simultâneo entre as duas cidades, uma de combóio, outra de bicicleta. Ganhou a bike.
A iniciativa, teve como objectivo reafirmar a proposta de ligação ferroviária directa entre Braga e Guimarães, que o PCP volta a apresentar no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2023.
Coube a Bárbara Barros, vereadora da Câmara de Braga, e Torcato Ribeiro, membro da Assembleia Municipal de Guimarães, a ferrovia. O trajecto de bicicleta foi feito por João Oliveira.
A dupla comunista apanhou o comboio em Braga pelas 11h34m, e depois de transbordo para Guimarães em Lousado, chegaram às 13h52, após 02h18 de viagem.
O ‘ciclista’ partiu também da Estação Ferroviária de Braga também às 11h34, fez o percurso pela Estrada Nacional, tendo chegado à Estação de Guimarães às 12h49, demorando 01h15 minutos. Menos 01h03 minutos.
Do resultado o PCP conclui: “este facto constitui um incompreensível absurdo ferroviário e demonstra a falta de planeamento estratégico para o transporte ferroviário na região de Braga”.
“A falta de ligação directa entre Braga e Guimarães dificulta o uso deste transporte [combóio], na medida em que é difícil conciliar horários profissionais ou escolares com o tempo gasto pelo itinerário actual”, referem.
Fazem ainda notar que “aquando da modernização recente nas duas linhas que servem Braga e Guimarães, nem tampouco se acautelou a localização das duas estações de modo a facilitar um futuro fecho da malha.”
“PROPOSTAS POUCO CONVINCENTES”
Os comunistas sustentam que “a dinamização da economia numa zona do país com uma densidade populacional elevada, um povoamento difuso e uma malha industrial constituída por muitas pequenas e médias empresas dispersas, reclama medidas de incentivo à utilização do transporte ferroviário, pelo que deve o Governo envidar todos os esforços e disponibilizar os meios necessários para garantir o fecho da malha ferroviária no distrito de Braga”.
Num momento em que se discutem novos investimentos na ferrovia, que o Plano Nacional Ferroviário entrou em consulta pública, “e em que autarcas locais adiantam propostas pouco consistentes” de ligação de transportes entre estes concelhos, o PCP reafirma a importância da criação da ligação ferroviária directa entre Braga e Guimarães.
“A votação da proposta do PCP será também um momento de clarificação do compromisso com o desenvolvimento regional dos deputados do PS, PSD, CHEGA e IL eleitos pelo distrito de Braga”, remata a Direcção da Organização Regional de Braga do PCP.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)