Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, é candidato à liderança da Federação Distrital de Viana do Castelo do PS, com a moção ‘Uma Federação ao Serviço das Pessoas e do Distrito’, anunciou esta quarta-feira o partido em comunicado
O autarca vai, assim, a votos como candidato único a 16 de Dezembro, após a renúncia do presidente e ex-secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Miguel Alves.
“Esta candidatura estará sempre mais preocupada com a vida das pessoas, das instituições e das empresas do distrito do que com as performances políticas, apesar de sabermos que seremos avaliados pelos resultados alcançados”, sustentou Vítor Paulo Pereira, de 53 anos, citado naquele comunicado.
O autarca courense defende “uma federação com intervenção e com uma voz respeitada, organizada, congregadora e mobilizadora” e “que pensa, debate, discute e faz”, acrescentando que pretende “uma federação útil, prática e ao serviço das pessoas e do distrito”.
Defende ainda a ideia de “uma esquerda que não esteja apenas interessada na repartição do valor, mas que participe na sua criação e exija a justa redistribuição social” e sublinha que, nos próximos dois anos, a federação socialista pretende “consolidar as conquistas eleitorais, que terão de ser transformadas em benefícios para o distrito”.
“Com serenidade, mas com firmeza, procurarei sempre os caminhos do diálogo e do compromisso, mas sem fugir à responsabilidade de decidir. Sabemos o que queremos e sabemos para onde queremos ir. Não procuremos, porém, o consenso artificial ou a paz armada. Queremos diálogo, divergência, contraditório, debate, porque isso é um sinal de vitalidade partidária”, afirma.
O candidato à liderança da Federação Distrital de Viana recorda que nos últimos dez anos as exportações no Alto Minho cresceram 75% e que este ímpeto exportador “conseguiu compatibilizar a dimensão social de salvaguarda do emprego tradicional, com uma dimensão competitiva capaz de criar emprego mais qualificado e promover a especialização tecnológica”.
Perante estes indicadores, o autarca insiste na necessidade de “uma economia colaborativa de patrões e trabalhadores centrada na inovação tecnológica e na energia verde, com objectivo de criar riqueza e competitividade em sectores estratégicos com transferência de valor de cima para baixo”.
Vítor Paulo Pereira é membro da Comissão Política Nacional do PS e autarca de Paredes de Coura desde 2013, cumprindo actualmente o último mandato.
Decidiu agora avançar como candidato na sequência da renúncia de Miguel Alves à liderança da Federação vianense, cargo no qual foi reconduzido no passado dia 4.