O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) aprovou a operação da futura rede de transporte público de passageiros que entra em vigor no território do Cávado no próximo dia 1 de Janeiro.
“Esta decisão é o culminar de um processo iniciado em 2020, com o lançamento do Concurso de Concessão de Serviço de Transporte Público de Passageiros no Cávado”, afirma esta quarta-feira a CIM Cávado em comunicado, acrescentando que “a nova concessão conta com um total de 92 carreiras de transporte público de passageiros com uma produção anual próxima dos 5.000.000 km, e estará em operação até Dezembro de 2027”.
A CIM Cávado, em articulação com a Autoridade Intermunicipal de Transportes do Cávado (AITC) “espera conseguir ao longo desta nova concessão promover e proporcionar ao grande público o transporte público numa maior área do território, estimulando e aumentando o uso do transporte público na região, oferecendo por isso, um serviço mais abrangente, cómodo e sustentável”.
A CIM Cávado adianta que “serão implementados novos sistemas de bilhética, interoperável com os sistemas dos Transportes Municipais de Barcelos, estando neste momento em curso trabalhos para alargar essa interoperabilidade a outros territórios contíguos”.
Todos os veículos da nova concessão estão identificados com uma imagem comum – Cávado Mobilidade – e as idades médias e máximas dos mesmos não podem ultrapassar os 15 e 18 anos respectivamente, “num claro melhoramento da frota ao serviço das populações”.
São ainda criados novos descontos tarifários, que serão a partir de 50% de desconto nos passes sociais, podendo ainda ser superiores em determinados municípios, a acrescer à gratuitidade dos transportes escolares em todos os ciclos de ensino.