Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) reduziram desde o primeiro dia do ano os preços dos diferentes passes mensais, medida que pretende não só de reter os actuais utilizadores, mas essencialmente, captar mais pessoas para a utilização do transporte colectivo.
Esta quinta-feira, em nota à imprensa, a administração dos TUB afirma. Esta quinta-feira, que “estas medidas de redução tarifária transversal a todos os portadores de passe, associadas a uma medida cirúrgica mais acentuada no que toca aos alunos do ensino superior, são, não só um importante apoio às famílias, tendo em conta o período de incerteza em que vivemos, mas serão, também, mais uma importante medida na promoção de uma mobilidade mais sustentável no concelho”.
NOVO TARIFÁRIO
O passe normal de 1 coroa foi reduzido de 18 para 14 euros, enquanto o de 2 coroas foi reduzido de 30 para 28 euros.
Já o passe de reformado, Cartão Sénior CMB, funcionários do universo municipal e funcionários das juntas de freguesia, utilizadores da coroa 1, que pagavam um valor mensal de 4,60, pagam agora um valor de 3,50 euros. Também o passe de 2 coroas diminuiu, passando de 8,40 para 7 euros mensais.
O passe de estudante do ensino profissional e portadores do cartão de jovem munícipe de 1 coroa desceu de 13,50 para 10,50 euros e o passe de 2 coroas baixou dos 22,50 para 21 euros.
Para os estudantes do Ensino Superior, para além do proporcional desconto, os TUB alargaram o desconto de 25% para 50%, pelo que o valor dos passes de 1 e 2 coroas, tem agora o valor mensal de 7 e 14 euros, respectivamente.
Também o passe de acompanhante de PCD (Acompanhante de Pessoa com Deficiência) de 1 coroa, que tinha um custo mensal de 9 passou para 7 euros. O passe de duas coroas tem agora o custo de 14 euros.
Fernando Gualtieri (CP 7889)