A GNR tem na estrada até ao próximo domingo uma operação de intensificação da fiscalização do uso do cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças, cujas acções estão direccionadas para as vias onde estas infracções são mais frequentes. Braga é um dos distritos com mais prevaricadores.
Segundo comunicado da GNR, em 2015, foram registadas 32 391 infracções, o que correspondeu a um aumento de 26% em relação a 2014 (24 942). Braga surge no segundo lugar do ‘ranking’ dos distritos onde estas infracções são mais frequentes, apenas atrás do Porto.
Esta operação, levada a cabo por militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, é realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa e do qual a GNR é a representante nacional.
A Guarda alerta ainda para o facto de a utilização de dispositivos de segurança, como o cinto e a “cadeirinha”, reduzirem a ocorrência e/ou gravidade de lesões sofridas pelos ocupantes de uma viatura em caso de acidente de viação.