A Câmara de Arcos de Valdevez viu aprovada uma candidatura para desenvolvimento de um projecto-piloto de recolha selectiva de biorresíduos alimentares no centro urbano do concelho, anunciou esta quinta-feira a autarquia em comunicado.
O projecto ‘Restos com Valor’ foi submetido ao programa ‘RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projectos de Recolha Selectiva de Biorresíduos’, do Fundo Ambiental, e resulta de um investimento total de 74.543 euros, com financiamento de 55.413 euros.
O objectivo é “reduzir a produção de resíduos indiferenciados através do incentivo à separação da fracção de biorresíduos, potenciando o aumento da recolha selectiva de resíduos”.
“O município de Arcos de Valdevez pretende proceder à recolha selectiva, porta-a-porta, de resíduos alimentares para utilizadores não-domésticos, do canal HORECA (estabelecimentos hoteleiros, restauração e similares), mercado municipal, frutarias, cantinas de escolas e IPSS”, lê-se no comunicado à imprensa.
Com implementação prevista a partir do segundo trimestre deste ano, o projecto arranca com a aquisição de veículo eléctrico para recolha de contentores de biorresíduos alimentares. São também realizadas acções de formação e sensibilização aos responsáveis dos diversos estabelecimentos envolvidos, aos quais serão entregues kits de adesão compostos por contentor de cor castanha para deposição selectiva de biorresíduos alimentares e um folheto informativo com o estabelecimento das regras de utilização.
Trata-se da “primeira experiência no concelho em termos de recolha selectiva de biorresíduos, permitindo, assim, ao município definir a melhor estratégia de alargamento do serviço às restantes áreas e população”, refere a nota.