O triunfo do Sp. Braga frente ao Fenerbahçe (4-1) garante a Portugal, no imediato, o quinto lugar do ranking da UEFA, ultrapassando a França.
Com os minhotos em provam minhotos, tal como o Benfica na Liga dos Campeões, Portugal tem alguma vantagem para os quartos-de-final de ambas as competições, uma vez que a França apenas conta com o Paris Saint-Germain.
O quinto lugar garante em 2017/18 duas entradas directas e uma no play-off na Liga dos Campeões, e as habituais três equipas na Liga Europa (o vencedor da Taça nos grupos e o quarto e quinto classificado da Liga na terceira pré-eliminatória). No caso do sexto posto o terceiro do campeonato entra numa eliminatória a mais para chegar à fase de grupos.
“Equipa forte”
O sorteio dos quartos-de-final da Liga Europa, realizado em Nyon, Suíça, ditou o confronto nos quartos-de-final entre os Gverreiros de Braga e os ucranianos do Shakhtar Donetsk.
A primeira mão realiza-se a 7 de Abril, em Braga e a segunda a 14, em Lviv, Ucrânia.
“Foi bom não apanhar o Liverpool ou o Dortmund. Nesta fase, todos os adversários são suficientemente fortes. A confirmar isto está o facto de o SC Braga ter vencido o Fenerbahçe por 4-1. É uma equipa séria e forte”, afirmou Sergei Palkin, diretor-executivo do Shakhtar Donetsk, citado por A Bola.