A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro, apresenta próximo dia 7 de Março, pelas 21h30, no Espaço Vita em Braga, o seu novo espectáculo de dança ‘Pedra Doce – Poética de Cora Coralina’.
O evento artístico, que fala da simplicidade na poesia e vida de Cora Coralina, está inserido na digressão que o grupo vai fazer por Portugal e que passa ainda por Torres Vedras e Alcobaça.
A entrada é livre, mas sujeita a levantamento de ingresso no local.
Com este espectáculo, o município de Braga e a Prefeitura de Niterói pretendem dar mais “um passo para novos caminhos de intercâmbio cultural entre as duas cidades, de forma a aprofundar parcerias culturais futuras”. Recorde-se que ambas as autarquias assinaram recentemente um acordo de geminação, tendo em vista uma maior aproximação entre as duas comunidades e o estabelecimento de parcerias económicas e culturais.
O director artístico Fran Mello concebeu o espectáculo procurando correlacionar a escrita de Cora, seus ímpetos e necessidades em escrever, com a dos corpos dos bailarinos ao ler (ou ouvir) seus poemas.
Por se auto-intitular doceira, o nome ‘Pedra Doce’ remete ao facto de que o açúcar utilizado para glaciar as suas frutas, após dias a secar ao sol, transformaram-se em pedras deliciosas. Na plateia, o público será contagiado com o aroma do doce de coco feito em cena. A dramaturgia do espectáculo foi conduzida pela coreógrafa Ana Vitória Freire com o intuito de replicar a vida simples de Cora, mas reconhecendo sua potência como uma mulher à frente do seu tempo.
A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói é uma unidade da Fundação de Arte de Niterói, uma instituição autárquica que tem a finalidade de estimular e promover manifestações de carácter artístico e cultural de interesse do município de Niterói.