Desde que foi criada, em 2014, a empresa municipal InvestBraga, Agência para a Dinamização Económica de Braga, já apoiou 997 projectos de investimento, dos quais 278 internacionais.
Este – diz o director da área de Dinamização Económica e Atracção de Investimento (DEAI) – “terá sido, apenas, um dos motivos que levou o Financial Times a destacar Braga no ranking da fDi Intelligence, como melhor cidade do futuro na categoria dedicada à estratégia de captação de investimento externo, no que respeita a cidades com menos de 200 mil habitantes”.
Só no último ano, – acrescenta Gil Carvalho- “a DEAI apoiou 122 projectos de investimento e realizou 260 reuniões com empresas, empresários, empreendedores, potenciais investidores, facilitadores de investimento e outras entidades de apoio e promoção de actividades económicas”.
Do total dos projectos acompanhados, 42% tiveram origem internacional. “Em 2021, esta percentagem ficava-se pelos 26%, portanto, trata-se de um crescimento de investidores internacionais que procuram Braga para criar novas unidades das suas multinacionais”, atesta Gil Carvalho.
No último ano, a DEAI assumiu ainda um papel importante na procura de espaços de localização das actividades económicas, tendo realizado 90 reuniões com facilitadores de investimentos, prestadores de serviços ou proprietários que procuravam oportunidades de investimento. Ao mesmo tempo, ajudou a agilizar 24 processos de licenciamento de novas actividades económicas.
Esta é a terceira vez que Braga surge no ranking da revista fDi, “European Cities and Regions of the Future – the Best and the brightest among Europe investments destination”. Depois do quinto lugar alcançado em 2022, Braga consegue, para 2023, subir cinco posições e chegar ao pódio, em ex-aequo com Wolverhampton.
Luís Moreira (CP 7839 A)