A Câmara de Braga debate e vota, segunda-feira, em reunião do Executivo, uma proposta de atribuição de um subsídio de 40 mil euros ao Centro Social do Vale do Homem, para a instalação de uma creche, em Gualtar, com capacidade para 84 crianças.
O equipamento, cuja abertura está prevista para Setembro, terá um berçário e uma creche destinada aos filhos dos colaboradores do Hospital de Braga e da Universidade do Minho (UMinho).
O novo equipamento, denominado Clube dos Pequenos, vai ficar instalado na Rua Caixas de Água, em Gualtar.
As duas valências vão funcionar 24 horas por dia, durante sete dias por semana, e acolhem crianças até aos três anos de idade.
A proposta camarária lembra “a importância da promoção de serviços de apoio capazes de dar resposta, de uma forma próxima, qualificada e humanizada, às necessidades e expectativas dos cidadãos em situação de vulnerabilidade”, e acentua que “as respostas às necessidades de populações devem ser concretizadas através de parcerias locais envolvendo as várias instituições representativas e intervenientes na comunidade local”.
Evoca, ainda, “a importância e proficuidade da estreita cooperação entre as autarquias locais e as organizações da sociedade civil que prosseguem objectivos de cariz social como este que, aqui, se evidencia”
Conforme o PressMinho/O Vilaverdense noticiou, este equipamento social resulta, ainda, de uma parceria entre Hospital de Braga, Centro Social do Vale do Homem, Junta de Freguesia de Gualtar, Universidade do Minho e Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga.
O Centro Social do Vale do Homem, com sede em Vila Verde, actua nas áreas social, saúde e cultural, com as respostas de Lar de Idosos/Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e Lar e Centro de Dia para Pessoas com Alzheimer e outras Demências e o Vale do Homem com Saúde (VHS).
Luís Moreira (CP 7839)