A Câmara de Viana do Castelo candidatou ao programa Novo Bauhaus Europeu, do Pacto Verde, o projecto de transformação do antigo matadouro em centro de criação de ciência, tecnologia e arte, num investimento superior a seis milhões de euros.
Em declarações prestadas esta sexta-feira à agência Lusa, à margem do seminário ‘Impacto da Política Urbana e da Política Marítima da União Europeia nas cidades do Eixo Atlântico’, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, adiantou que o resultado da candidatura ‘VIANA S+T+ARTS CENTRE’ deverá ser conhecido em Julho.
“Esta candidatura tem por objectivo a requalificação do antigo matadouro municipal, transformando-o num espaço inovador, inclusivo e cultural. Um novo laboratório de cidade criativa para estimular a inovação azul impulsionada pelas artes sustentáveis, e por meio da experimentação do conceito S+T+ARTS através de pequenas atividades-piloto ali a desenvolver com vários parceiros locais, nacionais e outros países europeus”, referiu.
A candidatura foi submetida em Janeiro de 2023, “com um orçamento superior a seis milhões de euros”.
“O município pretende que aquele seja um novo espaço de criação. Com um significado simbólico. Esta conversão será capaz de dedicar um novo significado a um local que em tempos foi utilizado para tirar vidas animais e que agora se converte num lugar de criação”, sustentou Luís Nobre.
O antigo matadouro municipal de Viana do Castelo, elemento urbano de interesse patrimonial para a cidade, foi inaugurado em 1926 e desactivado em 1990, e encontra-se em estado avançado de degradação.
Caso a candidatura seja aprovada, “o Viana S+T+ARTS Center terá um novo conceito, que impulsionará futuras atividades, onde cientistas locais, tecnologias de sectores locais chave, artistas, ‘designers’, tanto locais como internacionais, poderão encontrar-se, trocar sinergias e co-produzir soluções inovadoras plenas de conteúdos criativos, de teor científico e artístico, em harmonia com a natureza e os oceanos nos termos da sustentabilidade ambiental”.
“A cidade terá assim uma nova centralidade, com espaços urbanos requalificados, com novas e renovadas acessibilidades à estrutura viária da cidade, permitindo a plena fruição pública e participativa na utilização do Viana S+T+ARTS Center”, referiu o autarca socialista.