A Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, em Braga, realiza esta segunda-feira um dia aberto para candidatos a mestrados e doutoramentos.
A Reitoria adiantou que o objetivo é o de “aproximar os interessados das diversas valências, equipas e formações disponíveis, bem como salientar o vanguardismo da UMinho na área”. Os participantes chegam de vários pontos do país, sendo em geral ligados a unidades de saúde, centros de investigação e universidades.
O programa inicia-se às 10h00 com a apresentação da Escola e do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS). Segue-se um resumo dos principais projetos em curso nos domínios de ciências cirúrgicas, microbiologia e infeção e neurociências. O almoço é com os próprios investigadores do ICVS e, às 14h00, há um encontro informal com os atuais alunos de mestrado e doutoramento, permitindo assim “trocar impressões, tirar dúvidas, debater ideias”. A tarde há uma visita guiada às instalações da Escola e do ICVS, facilitando o contacto com os equipamentos de topo, os grupos dos projetos e as rotinas académicas.
O Núcleo de Pós-Graduação da Escola de Ciências da Saúde da UMinho considera que este dia aberto “é importante para o candidato saber, por exemplo, que pode investigar determinado tema tendo à sua volta uma ampla rede de recursos, contactos e instituições, como hospitais, unidades de I&D e até parceiros internacionais”.