O espectáculo ‘Barca Solidária’, que juntou, em Ponte da Barca, no passado domingo, cerca de quatro dezenas de artistas das mais variadas artes num evento de apoio à Ucrânia, Síria e Turquia angariou cerca de 2.000 euros, anunciou esta terça-feira o presidente da autarquia.
Augusto Marinho adianta que, para além do valor angariado, foram ainda doados bens alimentares não perecíveis e material de emergência médica que será encaminhado para a Ucrânia através da Comunidade de Ucranianos em Braga. O montante em dinheiro será depositado numa conta da Organização de ajuda humanitária ‘Médicos Sem Fronteiras’ e destina-se às vitimas dos terramotos da Síria e Turquia.
“Estamos muito orgulhosos de ver a nossa comunidade unida em torno desta causa, que se revela um exemplo do espírito de solidariedade e ajuda mútua que muito caracteriza os barquenses”, afirma o autarca, deixando um agradecimento a “todos que animaram e a todos que contribuíram para minorar o sofrimento das populações atingidas pelas tragédias da guerra e dos terramotos”.
A iniciativa, organizada pelo município e de alguns barquenses que se solidarizam, contou com uma grande adesão do público e surgiu em resposta à crise humanitária que se vive na Ucrânia, com milhares de pessoas deslocadas devido ao conflito armado que se arrasta há um ano, bem como para apoiar as vitimas dos terramotos da Síria e da Turquia.