Depois dos serviços municipais de Guimarães terem feito “uma limpeza profunda” das margens do Ave, em Ponte e Caldelas, um dia antes da visita, esta esta terça-feira, que o secretário de Estado do Ambiente efectuou ao local, o PAN de Guimarães espera que a Câmara proceda agora também a “uma limpeza profunda” das margens do rio Selho, nas freguesias de Fermentões, e da ribeira de Couros, em Creixomil.
Ainda a pretexto da visita de Hugo Pires, o porta-voz do PAN, Rui Rocha, afirma que “as políticas do município nesta área têm sido pouco eficazes, como se pode ver nos rios que atravessam as freguesias da cidade de Guimarães”.
“Se a Câmara Municipal pretende realmente reduzir a quantidade de plásticos que aparecem nas margens, comece, por exemplo, por tomar medidas simples como a proibição do uso de plásticos leves nas hortas pedagógicas, que são da sua responsabilidade”, diz Rui Rocha.
O responsável do Pessoas Animais Natureza recorda que uma proposta neste sentido foi apresentada pela primeira vez há mais de dois anos, mas “não recebeu qualquer atenção por parte do município como se pode ver na Horta da Veiga de Creixomil, onde, nos dias de vento, os plásticos se espalham por todo o lado, acabando por ir parar aos rios”.
“Março é um mês crítico para fazer podas e limpezas nas margens dos cursos de água. Não é por acaso que o ICNF recomenda que as limpezas nos cursos de água e nas suas margens devam ser feitas entre os meses de Outubro e Fevereiro”, remata.
Fernando Gualtieri (CP 7889)