O presidente de Braga, Ricardo Rio, marcou presença no décimo aniversário da empresa bracarense ITEC. Fundada em 2006, a ITEC é uma das maiores empresas de engenharia de automação industrial do sector automóvel do distrito e um dos maiores fornecedores nacionais da Bosch Car Multimedia.
A empresa, fundada por Carlos Rodrigues e Pedro Iglésias, antigos alunos da Universidade do Minho (UMinho), também apresenta soluções de engenharia, robótica e automação industrial e tem vindo a registar um forte crescimento, assente na procura de soluções inovadoras.
“Trata-se de uma empresa que demonstra bem aquilo que é o historial de sucesso do empreendedorismo bracarense. Muitos empresários surgiram do contexto universitário e depois, com a ligação a sectores que fazem de Braga uma referência a nível nacional e internacional, como a electrónica ou a automação, conseguiram trilhar o seu caminho de sucesso”, referiu Ricardo Rio durante uma visita às instalações da empresa, localizadas na zona industrial de Frossos.
Com cerca de 30 colaboradores, a empresa apresenta uma perspectiva de crescimento muito significativa, passando de um volume de facturação de 100 mil euros no primeiro ano de actividade para cerca de seis milhões em 2016. A ITEC tem uma forte presença exportadora e já está a estudar a sua expansão para diversos mercados de relevo a nível internacional.
“Este é um dos muitos exemplos que provam que ter grandes empresas internacionais, como a Bosch, sediadas em Braga, representa um enorme benefício para todo o tecido económico da Região, servindo muitas vezes de rampa de lançamento para outros mercados”, sublinhou Rio.
A ITEC tem apostado na criação de soluções tecnologicamente evoluídas e competitivas, respondendo às necessidades de mercado e fornecendo soluções completas de produção, ao mesmo tempo que aposta na formação e qualificação dos recursos humanos como um factor de distinção da empresa.
Um dos maiores desafios da ITEC é reforçar a sua posição no mercado nacional e internacional. A estratégia de crescimento da empresa passa por criar novas áreas de negócio, reforçar a sua actividade de I&D, criar produtos próprios e apoiar a criação de startups.
FG (CP 1200)