A Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga apresenta esta quinta-feira, às 21h00, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), em Braga, o documentário ‘Novíssimas Cartas Portuguesas’
O documentário, que aborda o julgamento de três feministas portugueses e que ficou conhecido como Julgamento das 3 Marias, conta com a participação de Maria Manuela Rola.
No dia seguinte, sexta-feira, no mesmo local mas às 18h00, a Comissão promove mais uma conferência do ciclo ‘Diálogos com a Democracia’, desta feita sobre ‘A Condição das Mulheres no Estado Novo’, um diálogo que conta com a participação de Margarida Malvar, Etelvina Sá e Rosa Guimarães.
Segundo a Comissão, com esta conferência encerra uma “pequena homenagem” às resistentes no distrito de Braga.
‘Novíssimas Cartas Portuguesas’ – Sinopse
O julgamento das 3 Marias deu origem ao primeiro momento do movimento feminista internacional. Agitou as águas estagnadas da ditadura e foi um grito ensurdecedor para o mundo. Que impacto teve a obra pela qual foram julgadas? Quão diferentes são as nossas vidas hoje? No 50º aniversário do livro, o documentário Novíssimas Cartas Portuguesas celebra a obra, a coragem e as mulheres. Todas as mulheres.
O documentário volta às protagonistas iniciais com entrevistas inéditas a Maria Teresa Horta, Helena Neves ou Ana Campos e discute as novas fronteiras do que é ser mulher, entrevistando Rita Rato, Sara Barros Leitão, mulheres trans, mulheres negras e jovens.
‘Novíssimas Cartas Portuguesas’, um documentário da produtora Irina Pampim e da professora Cecília Honório, traz um olhar sobre os feminismos do séc. XXI usando as lentes dessa obra que inspirou Simone de Beauvoir, Marguerite Duras e todas as gerações de feministas.
Equipa técnica
Produção: Irina Pampim Silva; Entrevistas e revisão edição: Cecilia Honório; Gravação e fotografia: Catherine Boutaud; Som: Pedro Ivo Carvalho; Edição e Montagem: Paula Miranda; Design: Telma Tavares; Legendas: Vera Palos;
Agradecimentos: Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreno.
Almerinda Bento, Ana Campos, Andreia Quartau, Barbara Gois, Carolina Almeida, Diana Santos, Fatu Mata, Helena Neves, Iara Carlos, Rita Rato, Rosário Horta, Sara Barros Leitão, Vera Palos, Ricardo Moreira, Miguel Bordalo.