No âmbito do projeto ‘Infra-Estruturas de apoio à Ecopista da Linha do Tâmega’, o município de Celorico de Basto promoveu a reabilitação de várias infra-estruturas anteriormente afectas à ferrovia.
“Além da valorização do património edificado, a reabilitação destas estações tem sido uma importante alavanca na promoção do turismo na região”, afirma a autarquia.
Reabilitação da Estação de Mondim de Basto
A obra de conservação e de restauro da Estação de Mondim de Basto destaca-se, em particular, pelo restauro do património azulejar. Este é um projecto do arquitecto Miguel Marques Pereira, do atelier Focus Group, com obra da PEMI – Engenharia e Construção e Susana Lainho – Unipessoal, Lda. A intervenção foi concluída em Maio de 2022.
A Estação de Mondim de Basto insere-se no troço da Linha do Tâmega onde foi criada a Ecopista do Tâmega.
Reabilitação da Estação de Codeçoso
A recuperação e requalificação dos edifícios da Estação de Codeçoso contou com projecto do arquitecto Miguel Marques Pereira, do atelier Focus Group, e obra da Portela & Rodrigues e Susana Lainho – Unipessoal, Lda. O resultado preserva a memória do anterior edificado e permite à população o usufruto do edifício. As obras foram concluídas em Setembro de 2021.
Reabilitação do Apeadeiro de Lourido
Com projecto do arquitecto Miguel Marques Pereira, do atelier Focus Group, e obra à Portela & Rodrigues e Susana Lainho – Unipessoal, Lda., também o Apeadeiro de Lourido foi reabilitado. De um edifício degradado e em muito mau estado de conservação, nasceu uma infra-estrutura de apoio à ecopista e que recupera o valor do edificado pré-existente.
PRÉMIO
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana tem o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direcção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do sector empresarial, institucional e da sociedade civil.
Acrescem os patrocínios platina da Schmitt + Sohn Elevadores, da Saint-Gobain, da Victoria Seguros e da Savills e o patrocínio ouro da Revigrés, da Sanitana e da CIN. A C. Santos VP, concessionária oficial da marca Mercedes-Benz em Portugal, também apoia o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
Os vencedores são anunciados dia 30 de Maio.