Os Bombeiros Sapadores de Braga vão contar este ano para fazer face aos incêndios florestais com a ajuda de dois helicópteros e de uma viatura de todo o terreno.
Em declarações à Rádio Universitária do Minho (RUM), Altino Bessa, vereador da Protecção Civil na Câmara de Braga, revelou que entre Junho e Outubro, ficam estacionados no aeródromo municipal “um meio aéreo ligeiro e outro pesado, um Kamov”.
À RUM adiantou ainda que a autarquia adquiriu uma viatura de todo o terreno para combate a incêndios florestais, um Unimog, para ajudar os Sapadores no combate a incêndios, o que representou um “investimento de 100 mil euros”, e cuja entrega acontece “até ao final deste mês”.
Bessa avançou que Câmara pretende assinar protocolos com uma família e uma instituição para criar aceiros, na Falperra, que “possam ser um aliado no combate ao fogo”.
Além de uma equipa responsável pela limpeza das faixas de gestão que se encontra já no terreno, Bessa salientou o trabalho das equipas locais de protecção civil, “que têm sido muito úteis na ajuda, quer na vigilância e em alguns casos no primeiro combate, como é o caso da equipa de Pedralva e de Sobreposta”.
“Estamos a constituir uma equipa que irá entrar em funções em S. Mamede e S. Pedro de Este, com um kit próprio de combate para a primeira intervenção”, afirmou.
Recorde-se que Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Braga aprovou recentemente a constituição de mais cinco equipas de protecção civil em várias freguesias, que se vão juntar às cinco já existentes no concelho.