A implementação da Smart City em Famalicão conta com 25 ‘aliados de peso’ que estiveram esta quarta-feira, nos Paços do Concelho, a reafirmar a entrada na rede B-Smart Alliance e que agora vão auxiliar a autarquia, congregando esforços e sinergias, na concretização de projectos nas áreas da sustentabilidade ambiental, eficiência energética, mobilidade, smart cities, habitação e ordenamento do território.
A Continental Mabor, a Leica, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, a Efacec, a Fundação Minerva, a Siemens e a NOS são algumas destas entidades que se juntam à Câmara famalicense “na construção de uma cidade mais inteligente e sustentável”.
“Queremos evoluir em todas as áreas. Queremos recolher e interpretar todos os dados e toda a informação que nos vai chegando sobre o território, reunir conhecimento e encontrar soluções com impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida dos famalicenses”, afirmou o presidente do município, desafiando os 25 parceiros da rede B-Smart Alliance “a olharem para Famalicão e a colocaram o seu know-how e conhecimento ao serviço do desenvolvimento do concelho”.
Mário Passos lembrou ainda que este “não é um projecto fechado” e que a rede B-Smart Alliance está aberta à integração de novas entidades.
Fomentar a transferência de tecnologia, desenvolver o estudo de logísticas mais eficientes, estimular a investigação nas áreas de actuação do programa e promover o estudo de novas tecnologias e a inovação de processos aplicáveis às cidades são alguns dos objectivos desta rede que prevê a partilha de informação e conhecimento, a realização de acções conjuntas, entre outras acções.
No decorrer da cerimónia foi ainda anunciada a realização da Semana B-Smart que decorre em Junho, de 21 a 25, na Praça D. Maria II, em Famalicão.
O protocolo assinado esta quarta-feira está em vigor durante o biénio 2023/2024.
Para além do município integram a rede as seguintes entidades: ACIF, Associação CCG/ZGDV – Centro de Computação Gráfica, BF Software, Blueotter Circular, CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, CEVE, Continental Mabor, Grupo DST, Edigma, ENIF, Efacec, Focus BC, Fundação Cupertino Miranda, Fundação Minerva, IPCA, IOTECHPIS, ITRON, L.C.S.D. Associação Data Colab, Leica, M.S.N.F., Multiconnect Unipessoal Lda, Municípia – Empresa de Cartografia e Sistemas de Informação, NOS Comunicações, Siemens e Wingsys – Interactive Techonology.