De 4 a 6 de Maio, Braga volta a receber o Festival Política, uma iniciativa organizada pela associação Isonomia com o apoio do município de Braga, InvestBraga e Centro de Juventude de Braga, e que recorda as cantigas de José Mário Branco e a poesia de Natália Correia.
Tendo como tema central a ‘Pós-Democracia’, o festival proporcionar três dias de cinema, performances, música, humor, exposições, visitas guiadas e debates centrados na defesa do sistema democrático e na promoção da cidadania, intervenção cívica e direitos humanos.
Na apresentação do programa deste ano, realizada esta quarta-feira, 26 de Abril, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, congratulou-se com o facto da organização ter escolhido a cidade para a realização desta iniciativa, afirmando que “Braga quer posicionar-se como ponto de encontro para a Juventude”.
“O Festival Política é um estímulo à cidadania e fomento da participação jovem. Um projecto que discute temas importantes da sociedade e que junta um programa cultural bastante rico e diversificado”, sustentou o autarca.
Rui Oliveira Marques, co-director artístico do Festival, explicou que o tema central – ‘Pós-democracia’ – é um ‘sinal ou alarme’, que tem como intenção “lançar a mensagem de que existem várias tensões dentro do sistema democrático e forças que usam as instituições e o próprio sistema democrático para pô-lo em causa”.
Já o director da delegação regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Dias, considerou que o Festival “encerra em si questões fundamentais”, enaltecendo a escolha do tema. “Atravessamos hoje uma crise de valores universais e adquiridos”.
‘Canções de José Mário Branco e outras Cantigas’, por JP Simões, e ‘Encontro com Natália’, do Colectivo de Artistas Teatrais Independentes convida à descoberta das múltiplas facetas da escritora e activista portuguesa Natália Correia, e ‘Prémio Monstros do Ano. Edição quase quase política’, com Fernando Alvim são alguns dos espectáculos programados.
Do programa destaca-se ainda a visita guiada ‘1973, Braga na pré-democracia’, uma visita evocativa pela cidade, em vésperas da revolução de Abril de 1974
O programa do festival em www.festivalpolitica.pt