Na sessão comemorativa do 10.º aniversário do gnration, o presidente da Câmara Municipal de Braga, afirmou, este sábado, que o espaço público localizado no coração da cidade, e por onde já passaram mais de 300 mil pessoas, “se assume hoje como um espaço de inovação e de encontro entre culturas, tecnologia, inovação e empreendorismo”.
“Essa é uma das grandes vantagens deste equipamento cultural de referência que cada vez mais tem uma oferta cultural distintiva e complementar a outros espaços culturais da cidade”, sublinhou Ricardo Rio.
Depois de um mês inteiro com um programa especial, com espectáculos esgotados de Lucrecia Dalt, Dave Douglas & Joey Baron, Tim Hecker e Diogo Tudela & Supernova Ensemble, as celebrações de dez anos do gnration encerram às primeiras horas deste domingo, com Candy Diaz, nome de culto do underground nacional, apresenta um DJ set recheado de pérolas dançáveis de várias eras e lugares.
Para o habitual Open Day de dia de aniversário, o gnration preparou um programa repleto de concertos, instalações artísticas, visitas orientadas e actividades para os mais novos.
MOSTRAS
O dia ficou marcado pela inauguração de ‘Cascade’, uma nova exposição do artista espanhol Marc Vilanova, desenvolvida em residência artística no gnration no âmbito da rede EMAP – European Media Art Plataform.
Já na galeria gnration está patente o novo trabalho dos artistas portugueses Mariana Vilanova e Marcelo Reis, que apresentam a instalação ‘Análise de um Paraíso Fugaz’, desenvolvida em contexto de residência artística no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia no âmbito do programa Scale Travels.
Fernando Gualttieri (CP 7889)