O ministro da Saúde inaugurou esta quarta-feira o Serviço de Urgência Médica do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, onde se deslocou no âmbito do programa do ‘Governo + próximo’.
Depois de ficar a conhecer os projectos do Centro de Investigação Clínica e as futuras instalações do Serviço de Psiquiatria Manuel Pizarro considerou aquele hospital “uma unidade de saúde do século XXI”.
“O trabalho que aqui está a ser feito de modernização do Hospital é absolutamente impressionante e a dedicação e empenho das equipas e a abordagem daquilo que são as abordagens modernas da saúde. Primeiro, tratamento em ambulatório o que pode ser tratado em ambulatório e isso é essencial na cirurgia, na saúde mental, em todas as áreas e, depois, uma visão multidisciplinar”, afirmou o membro do Governo citado pelo Grupo Santiago.
Sobre a ampliação daquela unidade de saúde, reivindicada pelo presidente da Câmara, o socialista Domingos Bragança, Pizarro referiu que um projecto que está a ser estudado entre o Executivo e o município.
“A aspiração do senhor presidente da Câmara e dos vimaranenses que se orgulham do seu hospital é uma muito justa”, referiu ao Grupo Santiago, afirmando “vamos continuar a trabalhar, paulatinamente, para alargar a capacidade do hospital, neste caso com recurso a fundos comunitários e agora mais recentemente ao PRR que aqui podemos ver em pleno movimento”.
À margem da iniciativa Manuel Pizarro recusou comentar a manutenção do ministro das Infra-Estruturas, destacando, contudo, que “não vê nenhuma razão para que a relação institucional não se mantenha no mesmo plano de cooperação”.