Entre os dias 14 e 20 de Março, a GNR detectou, no distrito de Braga, 90 infracções por incorrecta ou não utilização do cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças, informou hoje a Guarda em comunicado.
Ao longo dos sete dias da Operação, militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais fiscalizaram cerca de 29 mil condutores, em todo o país, tendo detectado um total de 770 infracções por incorrecta ou não utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção para crianças.
Em Braga, foram detectadas 72 infracções relacionadas com o cinto de segurança e 18 com o sistema de retenção de crianças. Porto e Aveiro ocupam os lugares seguintes do “ranking”.
Esta infracção constitui uma das três principais causas de sinistralidade grave nas estradas portuguesas, a par do excesso de velocidade e da condução sob a influência do álcool.
Esta operação foi realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL – www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é a representante nacional.