A CIM Cávado participou recentemente na Conferência de Primavera da Metrex em Wroclaw, na Polónia, onde foram debatidas abordagens e ideias para ultrapassar os efeitos das crises na Europa, como as alterações climáticas e o movimento de refugiados, divulgou esta segunda-feira aquela comunidade intermunicipal em comunicado.
A Metrex, recorde-se, é uma rede estabelecida de mais de 50 regiões e áreas metropolitanas na Europa que procuram partilhar soluções metropolitanas para os desafios que afectam as áreas urbanas e rurais. Esta conferência organizada em Wrocław, contou com palestrantes de várias áreas metropolitanas, e regiões, da União Europeia que explicaram como estão organizadas, as suas prioridades e mandatos, bem como o que as une.
A CIM Cávado, afirma que “além de ter sido estabelecido um espaço de análise para reflexão sobre as várias experiências metropolitanas e regionais ao nível da União Europeia, houve ainda tempo para analisar os principais resultados da execução do Next Generation EU, com reflexões por parte de deputados do Parlamento Europeu, membros da Comissão Europeia, e diversos autarcas”.
A comunidade adianta ainda que “com base num intercâmbio com algumas instituições universitárias de várias nacionalidades foi ainda possível analisar um Case Study de Planeamento Urbano à volta da Społeczny Square, um local no centro urbano de Wroclaw, que o município pretende conciliar com os mais recentes Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”.
A conferência foi marcada pela entrega de um prémio especial para a cidade de Kiev, capital da Ucrânia, que recebeu o título de membro honorário da Metrez em “reconhecimento à extraordinária resiliência durante o conflito em curso travado pela Rússia”. Este reconhecimento foi recebido por Volodymyr Bondarenko, membro do Conselho Municipal de Kiev, que falou aos delegados sobre o tema da superação de crises.