O Galo de Barcelos está entre os candidatos para ‘A Obra-Prima de Portugal’ – a mais recente campanha da Xiaomi, que envolve uma viagem de norte a sul do país, com passagem pelos Açores e Madeira.
Pesca Tradicional/Arte Xávega, a Olaria, o Douro Vinhateiro e a Serra da Freita são outros dos candidatos.
Através das lentes do Xiaomi 13 Pro, desenvolvidas em parceria com a Leica, o fotógrafo João Bernardino e o viajante João Amorim comprometem-se a explorar os cantos e recantos de Portugal e a fotografar as obras-primas de cada região.
A campanha está a decorrer, nas redes sociais da marca, e conta com vídeos diários e fotografias das obras-primas de Portugal, escolhidas e registadas pelos dois protagonistas. No final da viagem, na página oficial do Facebook da Xiaomi Portugal decorre uma votação para se apurar a obra-prima vencedora aos olhos dos portugueses.
As votações estão abertas entre os próximos dias 15 e 20, com o resultado a ser conhecido no dia 22 d, na mesma página.
“Com esta viagem pretendemos descobrir, captar e imortalizar algumas das maiores maravilhas do nosso país e, porventura, encontrar aquela que será a mais icónica obra-prima que temos em território nacional. É uma iniciativa onde vamos recorrer à obra-prima da Xiaomi, o Xiaomi 13 Pro, para descobrir a maior obra-prima portuguesa. Vamos mostrar que a tecnologia pode e deve andar de braço dado com a descoberta e captação da riqueza cultural e paisagística do mundo”, afirma Tiago Flores, country director da Xiaomi em Portugal.
‘A Obra-Prima de Portugal’ visa promover as mais fantásticas paisagens e obras-mestras em território nacional, não presa a um específico género, a campanha contará com referências naturais, culturais, históricas, arquitectónicas e gastronómicas. As escolhas de cada obra-prima recaem sob os protagonistas da campanha cujas visões e estilos diferentes produzem registos e linguagens visuais distintas e únicas.
O itinerário, que tem um grande foco no contacto próximo com a cultura, as pessoas e as paisagens do nosso país, começa em Matosinhos e termina na Madeira. No decorrer do percurso há paragens em vários pontos de elevado interesse, tais como: Barcelos, Douro Vinhateiro, Serra da Freita, Aldeia Histórica do Piódão, Serra da Estrela, Castelo de Vide e Marvão, Costa Vicentina, Faial e São Jorge. Também a arte da Azulejaria Portuguesa e a Arte Xávega são alvo de especial atenção fotográfica, bem como o património imaterial que é o Cante Alentejano.