A Câmara de Braga foi distinguida com o prémio ‘Autarquia do Ano’ pela implementação do programa de férias incluir, atribuído pela Lisbon Awards Group numa parceria com o jornal Eco, com o objectivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.
A entrega do galardão decorreu esta quinta-feira, em Lisboa, no Grémio Literário, numa sessão que contou com a presença da vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda.
O júri valorizou a implementação do programa de férias inclusivo que teve a sua primeira edição na pausa lectiva do Natal de 2022. O incluIR destina-se a crianças com idades entre os 6 e os 15 anos – no caso das crianças e jovens com necessidades específicas até à idade máxima de frequência da escola (18 anos+).
“Trata-se de um programa com actividades inclusivas, mas sem esquecer a diversão e fomento do pensamento crítico e da actividade artística e física que contribuem para a promoção das relações interpessoais. Este programa, na sua primeira edição, verificou-se uma resposta importante na esfera do combate à exclusão social”, afirma Carla Sepúlveda.
“O facto de ser um programa aberto a todos e que reúne faixas etárias diferentes fez com que a convivência entre crianças e jovens típicos e atípicos potenciasse a quebra desta barreira que é a ‘exclusão social’”, diz, acrescentando que o programa permitiu “um processo de aceitação do outro que aconteceu naturalmente e sem intervenção de técnicos” e a “responsabilização pelo cuidado com o outro foi possível através de uma humanização das actividades levadas a cabo”.
“Um dos nossos objectivos é garantir que todos têm acesso a um programa de férias abrangente, enriquecedor e que promove a integração. Acolhemos este reconhecimento com muita satisfação e orgulho na medida em que este este projecto representa não só inclusão, mas também o trabalho de muitos em prol do bem-estar de tantas crianças e jovens do concelho. O programa tem vindo a crescer a cada edição e é já uma referência de qualidade no que se prende com a pedagogia aplicada”, referiu a vereadora, destacando o trabalho “imprescindível apoio dos directores de Agrupamento que, desde a hora em que o desafio foi lançado, não hesitaram em disponibilizar espaço e recursos no sentido de garantir o melhor suporte aos participantes e respectivas famílias”.
“Este trabalho de articulação directa e facilitadora reflecte que só unindo esforços e vontades conseguimos ir de encontro às reais necessidades das pessoas e este prémio é de todos os que já pertencem ao incluir que são crianças, jovens, famílias, Município, directores de Agrupamento, assistentes operacionais e técnicos que desenvolvem as actividades”, concluiu Carla Sepúlveda.