A Câmara de Braga está a promover a Semana Santa na loja do Turismo do Porto e Norte de Portugal do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A exposição está patente até à próxima segunda-feira, dia 28.
Programas do evento em várias línguas, mapas de Braga, roteiros do Barroco e uma prova gastronómica com iguarias do concelho estão à disposição de todos os turistas que se desloquem à loja, decorada com uma exposição que contém diversos elementos relacionados com a Semana Santa.
“Com esta acção pretende-se chamar a atenção de todos os turistas que, por estes dias, passam no Aeroporto Sá Carneiro, uma porta de entrada de milhares de visitantes na região, sobretudo através da presença de um farricoco e tendo em consideração a visibilidade e curiosidade que este elemento, integrante nas cerimónias religiosas de Braga, gera entre as pessoas”, afirma a autarquia em nota à imprensa.
Os farricocos com grosseiras vestes de penitência, descalços e encapuçados, de cordas à cinta, como outrora os penitentes públicos, empunham matracas e fogaréus (taças com pinhas a arder), abrem as procissões e representam uma memória simbólica. Desde o séc. XV, a Misericórdia de Braga manteve a tradição dos farricocos através da Procissão nocturna do Senhor ´Ecce Homo´.
O Aeroporto Sá Carneiro é um local privilegiado para dar a conhecer a Semana Santa aos visitantes, que podem obter um conjunto de informações muito completo relativo às celebrações que decorrem neste período em Braga.