A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, presidiu esta sexta-feira à inauguração, em Braga, de uma escultura de homenagem aos trabalhadores do Minho, uma obra da autoria do artista vianense Acácio Viegas.
A obra, inaugurada no âmbito do segundo aniversário da AEMinho – Associação Empresarial do Minho, é a primeira grande homenagem daquela associação empresarial aos trabalhadores da região. Viana do Castelo também recebe a mesma escultura, a inaugurar esta sexta-feira à tarde, numa cerimónia com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e de Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana.
Trata-se de uma produção artística materializada em duas instalações gémeas, oferecidas às cidades de Braga e Viana do Castelo, numa alusão à dimensão do Minho “unido numa visão de estratégia para a região, privilegiando a partilha e cooperação”.
Instalada na avenida Dr. Francisco Pires Gonçalves, junto ao Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), a escultura tem cinco metros de altura e invoca o trabalho das gentes minhotas.
Além de Ana Mendes Godinho, a inauguração contou com a presença de Ricardo Costa, presidente da AEMinho, e de Ricardo Rio, presidente do município.