Os destroços do submarino Titan já foram retirados do fundo do oceano Atlântico e descarregados esta quarta-feira no porto de St. John, em Newfoundland, no Canadá.
Cerca de 10 peças terão sido recuperadas, incluindo a vigia e um painel. Foram transportadas e descarregadas pelo navio canadiano Horizon Arctic. A acompanhar a operação esteve um navio da guarda costeira norte-americana.
A Pelagic Research Services, empresa cujo veículo operado remotamente (ROV) foi utilizado na busca e recuperação do Titan, afirmou que os trabalhos no fundo do Atlântico foram uma “operação extremamente difícil e arriscada”, cita a Global News.
A empresa promete mais esclarecimentos numa conferência de imprensa a decorrer em “data posterior”, não adiantando mais detalhes.
As primeiras imagens dos destroços do Titan surgem 10 dias depois do desaparecimento do submarino. Recorde-se que os cinco tripulantes morreram na sequência de uma “implosão catastrófica”, uma hora e 45 minutos depois de terem iniciado a descida.
Na semana passada, a guarda costeira norte americana referiu que, por se tratar de um “ambiente implacável” – referindo-se ao fundo do mar – a recuperação dos corpos dos cinco ocupantes poderá não ser possível.
As autoridades estão agora concentradas em investigar o que aconteceu ao Titan, já que não são ainda claros os motivos que provocaram a implosão.
Com Global News e SIC Notícias