Mais de quatro dezenas de empresários participaram no 2.º Encontro Empresarial que a Associação Empresarial de Braga (AEB) que Associação Empresarial de Braga (AEB) promoveu, esta sexta-feira, Hotel Meliã Braga, subordinado ao tema o ‘Mercado Francês da Energia e das Telecomunicações – Oportunidades comerciais e condições de acesso’.
O evento visou a divulgação de oportunidades de negócio para empresas portuguesas interessadas em operar em França, bem como apoiar as empresas interessadas em internacionalizar a sua actividade no território francês.
Daniel Vilaça, presidente da AEB, na abertura do programa, salientou a importância de fomentar a cooperação empresarial e explorar novas oportunidades de negócio em “sectores vitais da economia, como são a energia e as telecomunicações”.
“Enquanto associação empresarial e câmara de comércio e indústria, a AEB continua empenhada em estabelecer parcerias com a finalidade de identificar novas oportunidades de investimento e negócio em mercados externos para as empresas da nossa região”, explicou.
Olhando com “grande expectativa” para o mercado francês, Daniel Vilaça encara a iniciativa AEB como um reforço da capacidade exportadora da região.
“Hoje [sexta-feira], temos o privilégio de contar com a presença de diversos operadores e especialistas no mercado francês, que vão transmitir informações úteis para as empresas interessadas em operar neste mercado, um dos mais dinâmicos, inovadores e maduros da Europa e do Mundo”, acrescentou Daniel Vilaça.
Já Ricardo Sousa Lemos, da AICEP, destacou a relevância da iniciativa promovida pela AEB. Segundo o Gestor da Loja de Exportações de Braga, o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo constitui um “forte contributo” para a globalização da economia portuguesa.
Neste contexto, Rui Marques, director-geral da AEB, para além do carácter informativo do encontro, salientou juntamente a importância da partilha de informações e contactos entre as empresas presentes.
“O networking que hoje [sexta-feira] desenvolvemos aqui favorece o crescimento profissional das empresas e potencia a criação de parcerias de sucesso”, concluiu.
O 2.º Encontro Empresarial AEB contou com a participação de Laila Costa Pereira, CEO da Masoandro, Paulo Silva, CEO da Portlane, e Marine Routaboul, responsável de compras da
Axione. A Masoandro, a Portlane France, e a Axione, parceiros da AEB nesta actividade, são dos principais players de energia e telecomunicações em França.
Neste encontro participaram, ainda, consultores especializados com reconhecida experiência e conhecimento sobre a atividade empresarial em França,
designadamente no que respeita às regras que devem ser seguidas no mercado francês. Isabel Vellozo Ferreira, advogada especializada no mercado francês, e Emmanuelle Clibouw, Economista na Amexco Expertises, exploraram os aspetos jurídicos, fiscais e outras regras a cumprir para poder exercer atividade económica em França.
O Encontro Empresarial AEB contou também com a realização de reuniões B2B entre os oradores e os empresários presentes. Nestas sessões, os participantes esclareceram todas as suas dúvidas quanto à actuação em França, de forma detalhada e personalizada.