Ricardo Rio elogiou esta quinta-feira as associações de estudantes do ensino básico e secundário pela capacidade de se afirmar na sociedade e, pela forma como “representam as aspirações dos alunos, mobilizando-os para a concretização de diversos projectos”, O presidente da Câmara de Braga falava durante um encontro com os representantes das associações de estudantes daqueles graus de ensino que assinalava o Dia Nacional do Estudante.
Segundo o autarca, a abertura das escolas à sociedade é fundamental para que essa afirmação seja plena. “As escolas devem ser um agente vivo de ligação à sociedade e a sua abertura à comunidade é essencial para atingir esse fim”, referiu Ricardo Rio, desafiando as associações a realizar iniciativas que levem diversos agentes da sociedade, tais como empresas e instituições, para dentro da própria escola, dando a conhecer aos alunos a realidade e as oportunidades que existem na sociedade actual.
Lembrando uma das áreas centrais da Capital Ibero-Americana da Juventude, ‘Juventude com Voz’, Rio referiu que o Município de Braga pretende que os jovens “participem activamente na definição de políticas para a juventude e na vida em sociedade” e, uma das formas de o fazer é exercendo o direito de voto. Com esse objectivo, o município lançou a petição ‘Votar aos 16’ que pretende colocar na agenda política o debate em torno desta matéria, uma vez que, segundo Ricardo Rio, “a idade não deve ser o factor determinante para avaliar a capacidade eleitoral de cada pessoa”.
Além de Ricardo Rio, este encontro contou com a presença de Manuel Barros, director regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Sameiro Araújo, vereadora da Juventude e da vereadora da Educação, Lídia Dias.
Esta iniciativa, que assinalou o Dia Nacional do Estudante, contou com a presença de 45 jovens em representação de 12 associações de estudantes do ensino básico e secundário do concelho. Durante o dia, os estudantes participaram em sessões de formação ministradas pelo IPDJ, onde debateram temas fundamentais para o associativismo estudantil e juvenil.