O Plano de Mobilidade para Braga, até 2025, prevê a entrada em funcionamento do BRT (autocarro de transporte rápido) que terá 15 quilómetros na zona mais densamente povoada de Braga.
O administrador dos TUB, Batista da Costa adiantou ao PressMinho que o Município tem condições financeiras para, nos próximos dez anos, realizar um investimento de 135 milhões no BRT – Bus Rapid Transit, que atravessará o coração da cidade: “O projeto é viável com verbas próprias, com fundos comunitários e com envolvimento de atores privados”, frisou, revelando que “formará um anel regrante sobre o qual rebaterão as restantes linhas que servem todo o território”.Incluirá, ainda, os interfaces com os outros modos de transporte, fundamentais para o bom funcionamento do sistema.
O gestor tem “metas ambiciosas”, para 2025 que incluem a duplicação de passageiros transportados pelos TUB, ou seja, passar de 10 para 20 milhões, sendo que em 2020 deverão já transportar 15 milhões.
Contempla, ainda, o propósito de atingir dez mil utilizadores regulares de bicicleta em 80 quilómetros de vias clicáveis, apoiados num sistema de partilha (bikesharing) com mil bicicletas disponíveis.
“Braga, depois de Lisboa e Porto, é a cidade mais poluída do país o que exige que se dê prioridade aos percursos pedonais e cicláveis, para reduzir em 25 por cento os carros em circulação, melhorando, assim, o ambiente e a qualidade de vida”, acrescentou, sublinhando que “o automóvel foi priorizado em prejuízo das ligações pedonais e cicláveis que foram negligenciadas”.
Luís Moreira (CP 8078)