O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) viu aprovados dois novos mestrados profissionais: Gestão Digital para Serviços Públicos e Cibersegurança Aplicada, anunciou a instituição, com sede em Barcelos
Tratando-se de cursos de mestrado profissional, a formação tem a duração total de 1 ano: a componente lectiva tem a duração de 1 semestre, e, no 2º semestre, os estudantes terão de aplicar os conhecimentos adquiridos num projecto aplicado de natureza profissional.
Os cursos destinam-se a profissionais inseridos no mercado de trabalho com, pelo menos, 5 anos de experiência na área respectiva.
A primeira edição tem início em Outubro de 2023, com aulas online e presenciais. As matrículas encontram-se abertas até dia 15 de Setembro e realizam-se online, através da página www.ipca.pt.
Mestrado Profissional em CIbersegurança Aplicada
Este mestrado leccionado pela Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA, visa responder à necessidade por parte das empresas que trabalham com sistemas informáticos em assegurar a segurança dos seus sistemas, aliada à necessidade da segurança da informação, quer operacional, quer devido às leis comunitárias em vigor. Os ataques têm aumentado, assim como a severidade dos mesmos, pelo que é urgente formar profissionais nesta área específica de actuação.
Esta é uma oportunidade de carreira para informáticos com conhecimentos específicos na área da segurança informática, tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista dos sistemas de informação, contemplando este curso as duas vertentes.
Mestrado Profissional em Gestão Digital para Serviços Públicos
Destinado aos profissionais do sector público, de todas as áreas de actuação, o novo mestrado leccionado pela Escola Superior de Gestão (ESG) do IPCA visa uma especialização de natureza profissional, com base numa aprendizagem multidisciplinar e ao longo da vida, tendo por objectivo a capacitação para a utilização e aplicação das tecnologias em abordagens inovadoras na gestão digital dos serviços públicos.