A Câmara de Esposende aprovou, esta sexta-feira, em reunião do Executivo, o Plano de Transportes Escolares do Município o ano lectivo 2023-2024. O plano prevê um investimento de mais de 800 mil euros em transporte para cerca de 1.992 alunos.
A análise do documento acontece após o Conselho Municipal de Educação de Esposende ter dado um parecer favorável.
Esposende tem um universo global de 5.029 alunos (1.911 na educação pré-escolar e no 1.º ciclo e 3.118 no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário) que frequentam os 23 estabelecimentos que compõem os dois agrupamentos de escolas e na Escola Secundária Henrique Medina. A estes acrescentam 11 estabelecimentos da rede privada, na qual se inclui a Escola Profissional de Esposende.
O plano agora aprovado é um instrumento de planeamento da oferta de um serviço transporte escolar aos alunos, entre o local da residência e o local dos estabelecimentos de ensino da rede pública.
A legislação em vigor determina e circunscreve a gratuitidade de transporte escolar aos alunos do ensino básico que residam a mais de três quilómetros do estabelecimento de ensino que frequentam, mas no concelho de Esposende essa distância foi reduzida para os dois quilómetros.