O projecto inovador de investigação centrado na detecção precoce do cancro, liderado pelo investigador auxiliar David Caballero e pelo professor Rui L. Reis, do Grupo 3B’s, do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomimétricos (I3B’s) da Universidade do Minho, venceu o prémio ‘Liga Inovação 2023’, no valor de 7.500 euros.
O galardão foi entregue pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do Núcleo Regional do Norte, no âmbito do 5.º Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Oncologia, que decorreu na última sexta-feira, no Porto.
Chamado ‘Vector’, o projecto procura fornecer uma solução simples, eficaz e de baixo custo para o diagnóstico precoce de casos de reaparecimento do cancro.
O dispositivo criado funciona por meio das vesículas extracelulares, pequenas “cápsulas” que estão no nosso corpo e ajudam na comunicação celular e noutros processos biológicos, e usa tecnologia de biópsia líquida baseada em microfluídica, que permite analisar pequenas amostras de fluídos corporais para detectar doenças, como o cancro.