A Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga promove na próxima terça-feira, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, a conferência ‘Povo cigano: das políticas de perseguição às políticas de inclusão em Liberdade’.
A iniciativa, uma iniciativa conjunta com a Câmara vilaverdense, no âmbito do projecto da comissão de homenagem às minorias perseguidas pelo estado Novo, está a cargo de Manuel Carlos Silva, e tem com moderador Manuel Sarmento.
A conferência é marcada pela apresentação das duas fotografias vencedoras do concurso organizado por aquela Biblioteca, no âmbito da exposição de fotografias do fotógrafo José Firmino intitulada ‘Comunidades ciganas: E a Liberdade Aqui tão Perto’.
As fotografias vencedoras são da autoria de Natália Serrana, com ‘Infância em pleno século XXI’ e e Cris Nogueira, com ‘Não há grades que nos contenham’.
Natália Serrana é de Beja e de etnia cigana e licenciada em Artes Plásticas e Multimédia. Trabalha na área de educação artística com crianças ciganas no Bairro das Pedreiras.
Cris Nogueira é professora, animadora do Projecto Caminhos E8G, na Caritas Diocesana de Viseu.