A Associação Cidadãos de Esposende procedeu ao levantamento fotográfico da EN 13 nos meses de Agosto e Setembro e concluiu que a estrada se encontra em estado “lastimável” e “preocupante”.
Em nota ao PressMinho, a associação refere que o “levantamento exaustivo” realizado ao longo do troço EN 13 que atravessa o concelho de Esposende revelou “abatimentos e falta das marcas rodoviárias, fendas e fissuras com dimensão considerável, desgaste evidente das marcas transversais, desgaste evidente do pavimento”.
Identificou ainda “fissuras e remendos imperfeitos, fissuras longitudinais e lancis não rebaixados em passeios, desgaste da pintura em vários eixos da via, setas de selecção desgastadas em vários pontos”.
Todos estes “perigos” constam de “cerca de 100 registos fotográficos”.
A ‘Cidadãos de Esposende’ adianta que já manifestou ao ministro das Infra-Estruturas, João Galamba, a sua “inquietação” pelo estado da via, na “expectativa que seja realizada uma intervenção global e integral do traçado que abrange o concelho”.
Os responsáveis da associação afirmam que “é urgente resolver uma situação que se arrasta há tempo demais e que coloca em causa a segurança de milhares de pessoas que utilizam diariamente a estrada nacional 13”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)