Ricardo Rio, na qualidade de presidente do Global Parliament of Mayors, e Sami Kanaan, autarca de Genebra e presidente da Global Cities Hub, entregaram esta segunda-feira ao director-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, a ‘Declaração de Autarcas para Melhor Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias’.
No documento, os autarcas defendem que as cidades devem ter um papel crucial e um maior envolvimento para garantir uma abordagem mais eficaz na resposta a futuras pandemias.
Em nota à imprensa, Ricardo Rio, o também presidente do município de Braga, afirma que nesta declaração, subscrita por mais de 70 cidades de todo o mundo, os autarcas pretendem que, independentemente de muitos tratados internacionais na área da saúde serem feitos entre os Estados, “a OMS defenda um papel mais premente para as cidades nesta matéria, uma vez que os instrumentos internacionais de saúde seriam mais eficazes e eficientes se reconhecessem e incluíssem plenamente os governos locais nas medidas destinadas a melhorar a prevenção, preparação e resposta a pandemias e outras emergências sanitárias”.
“Para isso, os diversos autarcas consideram ser fundamental a coordenação entre os níveis nacional, regional e local, bem como do envolvimento eficaz da comunidade, na preparação e resposta a emergências de saúde”, refere o presidente do Global Parliament of Mayors.
“Como ficou bem patente durante a pandemia de covid-19, os desafios enfrentados pelas cidades são enormes e torna-se fundamental incluir as perspectivas dos autarcas e das autoridades locais nos processos globais de tomada de decisão”, explica Ricardo Rio, defendendo “uma abordagem integrada e multinível na resposta a este tipo de situações no futuro, assim como a inclusão dos autarcas e as autoridades locais na implementação de estratégias globais”.
Este encontro decorreu à margem do 3.º Forum of Mayors, que esta terça-feira, terminou no Palácio das Nações, em Genebra, na Suíça, promovido pela UNECE. O encontro reuniu líderes municipais de toda a região da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa, organização estabelecida em 1947 para promover a cooperação económica entre os Estados-membros.
Sob o tema ‘Regeneração urbana rumo a 2030’, neste terceiro Fórum de Autarcas, os participantes discutiram projectos de regeneração urbana para atingir um desenvolvimento urbano mais inclusivo, resiliente e sustentável.
No decorrer dos trabalhos, os autarcas de diversos países tiveram a oportunidade de reunir com o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, com o director executivo adjunto do programa UN-Habitat das Nações Unidas, Michal Mlynar, e com Jagan Chapagain, secretário-geral da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV).
A ‘Declaração de Autarcas para Melhor Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias’ pode ser consultada em: https://bit.ly/3ZMX90T