A Câmara de Braga lançou a terceira edição do concurso ‘Braga Natural’, que tem como objectivo a valorização do concelho e da sua biodiversidade. A iniciativa decorre até 15 de Novembro, de forma a desafiar e sensibilizar a população para a importância da valorização do património natural biológico, designadamente os ecossistemas, os habitats e as formas de vida que neles habitam.
Pretende igualmente promover a fotografia de natureza e fomentar o seu crescimento e desenvolvimento, para além de procurar lançar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade.
O concurso obedece a três temas: ‘Habitats naturais’, ‘Fauna selvagem’ e ‘Flora e fungos’.
Em ‘Habitats naturais’ pretende-se enaltecer a diversidade de habitats naturais, ou seminaturais que existem no concelho, desde os frondosos bosques minhotos, passando pelas zonas agrícolas tradicionais, até aos ambientes ribeirinhos.
Em ‘Fauna selvagem’ procuram-se imagens que revelem um pormenor, um comportamento ou a beleza dos vários animais que habitam o concelho, desde os mamíferos de maior porte aos diminutos insectos, passando por répteis, anfíbios, aves e peixes, todos cabem nesta categoria.
A categoria ‘Flora e fungos’ visa revelar a beleza e particularidade das plantas e fungos, bem como a forma como se adaptam aos diversos habitats que ocupam. Estes seres despertam ao fotógrafo uma maior criatividade, permitindo criar perspectivas únicas.
As inscrições para participação no concurso devem ser feitas até 15 de Novembro em: https://bit.ly/3TzQoMe
Já as normas de participação no concurso podem ser consultadas no site do município de Braga em: https://bit.ly/459X6gV