“O digital que aproxima” foi como Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, qualificou o projecto do Bairro 1128, um bairro comercial digital que vai nascer em Guimarães, e um novo conceito de usufruto do espaço público.
A apresentação do projecto, que decorreu esta segunda-feira no largo Condessa do Juncal na presença de Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, conta com financiamento ao abrigo do PRR.
Domingos Bragança pretende que este seja um processo que envolva toda a comunidade, dado tratar-se de “um projecto fundamental” para a dinamização do comércio de rua e uma nova forma de usufruir do espaço público.
“Sem comércio de rua, as cidades não são vibrantes”, disse. Para o edil, as competências digitais são fundamentais no presente, não apenas para comerciantes, mas também para os consumidores”, disse, acrescentando que a cidade, sendo “uma cidade histórica, que se orgulha do seu passado, vê na transformação digital uma oportunidade para ser líder e inspiradora para toda a região”.
“É na vivência à escala humana que queremos que este bairro comercial digital se distinga, pelo que é importante que todos estejam envolvidos. E para essa vivência à escala humana, a pedonalização da parte Norte do Toural e da Alameda, bem como da rua de Santo António, é fundamental”, frisou.
O presidente da Câmara disse que há uma “cidade invisível” que pode, no futuro, emergir, a partir desta experiência, e que é o espaço que medeia a rua de Santo António, rua Gil Vicente e rua Paio Galvão. Um espaço que pode ser requalificação, criando um espaço de fruição de excelência, com comércio e serviços, “haja força, vontade e querer”. Domingos Bragança anunciou também a implementação de uma Loja do Cidadão de nova geração, uma promessa de Mário Campolargo.
O cecretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa fez saber que os Bairros Comerciais Digitais são uma das iniciativas mais relevantes no contexto do PRR, com vista à digitalização dos operadores económicos.
“Precisamos de mais comércio digital, de mais integração entre as cadeias de abastecimento e distribuição, pois o digital potencia o sucesso dos negócios”, disse.
Mário Campolargo revelou que em Portugal foram realizadas 150 candidaturas, englobando 25 mil lojistas e implicando um investimento de 77 milhões de euros.
“Tratar o digital por Tu” é também o mote para o mês de Outubro, de forma a que a literacia digital possa ser impulsionada e, com isso, seja dado um passo importante na transição digital em Portugal.
BAIRRO 1128
A apresentação do Bairro 1128 foi efectuada pelo vereador Paulo Lopes Silva, que fez notar a ligação entre as dimensões criativa e histórica que o projecto proporciona.
“Aliamos memória, história e património a inovação, vanguarda, dados e informação. O Bairro 1128 pretende fomentar o equilíbrio entre o digital e o presencial, e conferir mais qualidade ao espaço público”, disse.
Para o vereador, a relação com a comunidade e a sustentabilidade ambiental são premissas que fazem do projecto do Bairro 1128 um projecto estruturante para o futuro de Guimarães enquanto “cidade inteligente”.