A inauguração da Casa do Conhecimento de Ponte da Barca já tem data marcada: 24 de Outubro, Dia do Município. A Casa passa a integrar a Rede de Casas do Conhecimento criada pela Universidade do Minho.
Com um investimento da autarquia de cerca de 30 mil euros, o novo espaço, estrutura física de fácil acesso à população, que permitirá acolher diferentes tipos de actividades de educação e formação, é uma aposta do município barquense em “ofertas tecnologias de informação, de conhecimento e de inovação em prol da comunidade, contribuindo para a disseminação do conhecimento e diminuição das assimetrias culturais e digitais”.
Em nota à comunicação social, a autarquia afirma que a obra resulta da “aposta forte no trabalho em colaborativo”, e na partilha de formação e de informação. “Uma parceria com a Universidade do Minho, que constitui sempre uma enorme mais-valia para a população e um orgulho para os barquenses”, sublinha a nota.
Recorde-se que a Rede Casas do Conhecimento foi criada há onze anos pela Universidade do Minho para sensibilizar e envolver as comunidades locais em desafios como as tecnologias de informação, a criatividade e a inovação, potenciando o desenvolvimento económico-social e o empreendedorismo de base regional.
Estes espaços permitem dinamizar a Sociedade do Conhecimento e, em rede, desenvolver atividades que beneficiam o maior número possível de cidadãos, promovendo, simultaneamente, o combate à info-exclusão.