Há mais duas luso-israelitas desaparecidas em Israel, “presumivelmente raptadas pelo Hamas”, confirmou este domingo a Comunidade Judaica do Porto, que identifica as duas jovens como Tair Bira, de 21 anos, e Liraz Assulin (Shitrit), de 38.
Aumenta assim para seis o número de luso-israelitas desaparecidos na sequência dos ataques do Hamas, sendo que um deles é o pai de Tair Bira, Orin Bira, de 53 anos.
A CNN Portugal adianta que Orin, que esteve há cerca de um mês em Portugal a levantar o passaporte que lhe dá a nacionalidade, estava com a mulher e as duas filhas abrigados num bunker, antes de serem levados para Gaza pelos membros do Hamas. Toda a família terá sido raptada.
A Comunidade Israelita do Porto, avançou à SIC Notícias, que há ainda um outro luso-israelita ferido. Trata-se de Menachem Hillel Ben Kalifa, de 22 anos, internado num hospital em Jerusalém.
Os restantes desaparecidos têm todos menos de 30 anos: Idan Shtivi e Gilad Ben Yehuda, ambos com 28 anos, e Moshe Saadyan, de 26 anos.
Gilad Ben-Yehuda estava na festa da Supernova, um evento no sul de Israel, quando foi raptado pelo Hamas. Moshe Saadyan participava no mesmo evento com mais quatro amigos e, desde então, não há sinal do jovem. Idan Shtiv foi raptado em casa.
Recorde-se que, na semana passada, duas luso-israelitas que tinham sido dadas como desaparecidas foram encontradas mortas. Dorin Atias, de 22 anos, e Rotem Neumann, de 25 anos, foram assassinadas pelo Hamas quando fugiam do festival da Supernova.