Com a candidatura ‘Preservando o Paraíso: O Legado Intemporal do Bom Jesus do Monte’ à certificação de destino sustentável, Braga chegou à fase final da edição do Green Destinations Top 100 Stories, conforme anunciado na Conferência Green Destinations 2023, em Tallinn, a Capital Verde Europeia de 2023, anunciou a autarquia.
“Esta 9ª edição do Green Destinations Top 100 Stories gerou uma colecção inspiradora de Histórias de Boas Práticas de destinos resilientes em todo o mundo. Estas boas práticas são partilhadas com os gestores de destino, operadores turísticos, jornalistas, influenciadores e turistas”, refere a Câmara em comunicado.
Este ano, houve um total de 165 inscrições, com 128 histórias enviadas das quais foram seleccionadas as melhores 100. Todos os destinos seleccionados também foram avaliados com base nos critérios principais do Padrão de Destinos Verdes identificados como fundamentos do desempenho em sustentabilidade.
“Com o título ‘Preservando o Paraíso: O Legado Intemporal do Bom Jesus do Monte’, a história de Boas Práticas submetida no processo de candidatura conseguiu demonstrar que o complexo do Bom Jesus tem procurado e implementado soluções sustentáveis, rumo a uma gestão mais eficaz face aos impactos ambientais causados pela actividade turística, e reflecte todo o trabalho exaustivo que está a ser feito para o preservar e sustentar”, afirma a autarquia.
Referindo que a “gestão de um património desta importância não está isenta de dificuldades”, a Câmara “desenvolveu-se muito em termos de turismo e é actualmente uma das maiores referências no que diz respeito ao turismo religioso. Este desenvolvimento tem-se reflectido também no número de turistas que se deslocam ao Bom Jesus do Monte
Assim, o município de Braga, em conjunto com a Confraria do Bom Jesus do Monte, “tem constantemente implementado medidas adequadas para preservar este local, promovendo-o como um polo de atracção turística a nível mundial, sem nunca prejudicar a sua identidade, o seu valor, a sua autenticidade e as suas gentes”.
Entre as várias iniciativas realizadas, ao longo de mais de 600 anos, há a destacar a construção do Elevador do Bom Jesus, projecto de sustentabilidade pioneiro, que utiliza os seus próprios recursos hídricos, com mínimo impacto ambiental.
Para a selecção foram considerados critérios como a qualidade, transferibilidade, nível de inovação nas histórias e presença de todos pilares de sustentabilidade.
A lista das 100 principais histórias da Green Destinations integra mais seis destinos portugueses (Alto Minho, Amarante, Castro Daire, Nazaré, Lagos e Torres Vedras), “os quais compartilham e promovem histórias inovadoras e eficazes de iniciativas e projectos que trabalham para uma vida globalmente mais sustentável”.
Foto Joaquim Rios/Confraria do Bom Jesus do Monte Facebook