O secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, numa carta dirigida ao Conselho de Segurança, invocou artigo 99º, o instrumento diplomático mais poderoso que tem à disposição.
O artigo, invocado pelo líder da ONU, estabelece que “o secretário-geral pode chamar a atenção ao Conselho de Segurança para qualquer assunto que, na sua opinião, possa ameaçar a manutenção da paz e da segurança internacionais”.
É a primeira vez que, António Guterres, invoca este artigo desde que assumiu o cargo de secretário-geral da ONU, a 1 de Janeiro de 2017.
Na carta, o líder da ONU pede ao Conselho de Segurança que faça pressão para evitar uma catástrofe humanitária, apelando também à declaração de um cessar-fogo humanitário na Faixa de Gaza.
Guterres refere também que a ordem pública na Faixa de Gaza irá entrar em colapso em breve, à medida que o sistema humanitário se desmorona totalmente.
“A situação está a deteriorar-se rapidamente, transformando-se numa catástrofe com implicações potencialmente irreversíveis para os palestinianos no seu conjunto e para a paz e segurança na região. Um tal desfecho deve ser evitado a todo o custo”, escreveu António Guterres.
Com TSF