O Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, realiza no próximo dia 12, a partir das 15h00, no Teatro Cinema Fafe, em Fafe, um seminário intitulado “Minho: Território de Oportunidade”.
Dirigido a responsáveis e técnicos municipais, mas, sobretudo, às empresas que investem na criação de valor e de emprego bem como ao público em geral, esta iniciativa tem como foco principal debater o que de melhor se fez no Minho no âmbito do Provere Minho IN e Provere Minho Inovação (período de programação 2008-2015 e 2016 até 2023) e perspectivar os principais desafios que se colocam à região no contexto da nova geração dos fundos europeus, designadamente das EEC Provere previstas lançar a breve trecho pelo Norte 2030.
O programa apresenta dois painéis distintos. No primeiro painel será efectuado um balanço e discutidas as perspectivas da Estratégia de Eficiência Colectiva Provere Minho IN e Inovação desde 2007 até ao presente, onde serão abordadas a título de exemplo as seguintes temáticas: ‘Os recursos que tornam o Minho diferente e único – As Pessoas’, ‘A Cultura a Paisagem e a Natureza; o Turismo factor de competitividade e coesão no Minho’ e a ‘Cooperação público/privado, rural/urbano: como instrumento de inovação e desenvolvimento do Minho’.
O segundo painel versará sobre ‘O futuro do Minho: Território de cruzamentos, cooperação, oportunidades de investimento e de coesão’.
Estão já confirmadas as presenças de Manoel Batista, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho; Domingos Bragança, presidente da Comunidade Intermunicipal do Ave; Ricardo Rio, presidente da Comunidade Intermunicipal do Cávado; Humberto Cerqueira, vogal executivo do Norte 2030; Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo Porto e Norte; Bruno Caldas, primeiro secretário da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho; Marta Coutada, primeira secretária da Comunidade Intermunicipal do Ave; Rafael Amorim, primeiro secretário da Comunidade Intermunicipal do Cávado.
A abertura do seminário estará a cargo de Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe e o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda (a confirmar) fará o encerramento da sessão. A moderação ficará a cargo de Abel Coentrão, jornalista.
Será, ainda, aproveitado este momento para simbolicamente fazer um tributo aos que contribuíram para a concretização das EEC Provere Minho IN e Minho Inovação e para a entrega de prémios do concurso de fotografia ‘Amar o Minho’, recentemente realizado.
O programa completo da iniciativa e o formulário de inscrição encontram-se disponíveis no Facebook do ‘Amar o Minho’. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.