‘Biografias no Feminino: Mulheres Escritoras. Retratos com Sombras. Dispersos e Inéditos’ é o título do segundo volume das Obras Completas de Maria Ondina Braga, um projecto editorial da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga.
A obra é apresentada a 12 de Janeiro de 2024, pelas 18h00, no Museu Nogueira da Silva, em Braga.
Este volume, além de reunir as biografias de mulheres escritoras, dá a conhecer as oito biografias de Retratos com Sombras, até agora inédito. Entre as escritoras biografadas contam-se nomes como Virginia Woolf, Katherine Mansfield, Selma Lagerlöf, Lou Andreas-Salomé, Teresa Margarida Silva Orta, Colette, Irene Lisboa, Anaïs Nin, Carson McCullers, Ana Plácido e Rosalía de Castro.
O volume dá ainda a conhecer uma recolha de vários textos dispersos em jornais e revistas, publicados a partir de Abril de 1974, com particular destaque para a colaboração de Maria Ondina Braga na revista Modas e Bordados, bem como um conjunto significativo de textos inéditos que trazem à luz uma faceta desconhecida da escritora bracarense que foi também a escritora portuguesa mais cosmopolita do século XX.
‘Biografias no Feminino’ tem edição de Isabel Cristina Mateus (Universidade do Minho/ Cehum) e Claire Williams (Univ. Oxford), e é o segundo volume publicado de um conjunto de sete volumes coordenados por Isabel Cristina Mateus e Cândido Oliveira Martins (Universidade Católica Portuguesa/CEFH).