O presidente da Câmara Municipal de Guimarães anunciou, esta quinta-feira, a ampliação do canal ferroviário entre Guimarães e Porto para via dupla, com a instalação do Serviço Municipal Ferroviário da cidade a Lordelo.
Em resposta a Ricardo Araújo, vereador do PSD, Domingos Bragança explicou, em reunião de Executivo, que a duplicação da via, reforçando reforçar a oferta de transporte público até à zona Sul do concelho, tem ‘luz verde’ das Infra-Estruturas de Portugal (IP).
Segundo o autarca socialista, este serviço aproveita os cerca de 80% do trajecto não utilizado, “beneficiando da construção de dupla faixa em pontos determinados pela necessidade do cruzamento das locomotivas”.
Esta é uma solução que Domingos Bragança frisou ser do acordo da IP entidade que tutela a rede ferroviária, e ainda da CP, que opera a ligação entre Guimarães e Porto.
Para tal, a autarquia ficará com “a posse e gestão das actuais estações e apeadeiros, podendo reabilitá-los ou construir novos, sempre que tal se justifique”.
Esta solução “permitirá garantir um transporte ferroviário municipal, regular e fiável, entre Guimarães e a vila de Lordelo, funcionando como Metro de Superfície Urbano”.
O projecto, afirmou Domingos Bragança, “abrirá portas para a primeira fase do alargamento total da linha, para via dupla, fundamental e muito necessária, e que permitirá melhorar a ligação ferroviária existente, mas ineficiente, nos dias de hoje, à Alta Velocidade, desta feita através do Porto”.
Complementarmente, a EN105, que liga Guimarães a Lordelo, beneficiará de zonas próprias para entrada e saída de passageiros do transporte rodoviário, de forma “a mitigar os constrangimentos que actualmente decorrem da paragem dos veículos de transporte colectivo na faixa de rodagem, e dos projectos de obras estruturantes na Rodovia/Salgueiral e Nespereira/ Urbanização do Pedral”.