O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre a situação vivida pelos trabalhadores no Hotel Urban Braga, cuja sociedade exploradora “ainda não pagou o subsídio de Natal nem o salário de Dezembro de 2023”.
Referindo, em nota ao PressMinho, que os trabalhadores e o sindicato “têm vindo a reivindicar os pagamentos em atraso, sem sucesso” e que a estrutura sindical solicitou já a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), mas que “tal não foi ainda conseguido”, os bloquistas pretendem que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esclareça se tem conhecimento da situação e para quando uma intervenção da ACT.
O BE quer ainda que a ministra Ana Mendes Godinho diga se ACT já efectuou, entretanto, alguma acção inspectiva no Hotel Urban Braga, explorado pela sociedade Pátios da Foz. E, em caso afirmativo, qual foi o resultado.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, os 14 trabalhadores daquela unidade hoteleira, situada na zona da estação da CP em Braga, “estão desesperados com a situação”.
“Num quadro social difícil, em que os preços dos bens de primeira necessidade aumentam todos os dias e vão continuar, em que as rendas das casas e as prestações bancárias da habitação sobem em flecha, deixar os trabalhadores sem o salário é uma violência social inaceitável”, afirma o sindicato.
“É urgente a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho para a resolução urgente desta situação”, afirma o BE, manifestando a sua solidariedade para com os trabalhadores.
Fernando Gualtieri (CP 7889)