Fernando Bastos, um dos chefes dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, fez 100 anos, na passada quarta-feira, uma “rara e bonita marca” e a corporação mostra na sua página na Internet a festa que até contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.
A Associação De Bombeiros Voluntários Famalicenses, sublinha que Fernando “dedicou 58 anos” à corporação, “sempre com um espírito de abnegação e dedicação ao voluntariado”.
“É o primeiro bombeiro da associação a atingir esta idade e a ‘Família Guita’ não podia deixar de homenagear este grande homem”, lê-se ainda.
A corporação organizou uma “homenagem simples, mas muito simbólica no quartel, onde esteve presente a ‘Família Guita’, entre bombeiros ‘do antigamente’, bombeiros de hoje e bombeiros de futuro, órgãos sociais da Associação, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, entre outros convidados”, sublinha.
A homenagem começou em casa de Fernando Bastos, chefe 3 da corporação, “onde um grupo de voluntários se dirigiu à mesma na mítica OPEL 1.75 Ton Truck, data de 1955, veículo onde o chefe realizou inúmeros serviços em prol da população famalicense, para o transportar para o quartel”.
De seguida, já no quartel, e perante uma bonita formatura, “o chefe 3 foi cumprimentado com a Marcha de Continência”.
A homenagem continuou cheia de momentos marcantes, tendo a ‘Família Guita’ cantado os parabéns ao Chefe. Por sua vez, Mário Passos e António Meireles, presidente da Associação, ofereceram duas lembranças que tornaram o dia “ainda mais simbólico”.
“No final, e com o corte do bolo de aniversário, foi tempo de confraternizar com o nosso bombeiro e agradecer a sua vida dedicada ao voluntariado! Muito Obrigado sr. Fernando Bastos pela sua incrível história de vida e longevidade”, termina a nota.