A Biblioteca Municipal de Barcelos tem patente, até 24 de Fevereiro, a exposição ‘Cultura na Comunidade Local. 25 de Abril na vida de…’, uma mostra que resulta de um trabalho dos alunos da licenciatura Design Audiovisual da Escola Superior de Design, do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).
“ (…) a cultura de uma região corresponde a um conjunto muito variado de actividades, lugares, objectos e pessoas. Constitui-se em presença de quem a vive. É com este mote que os alunos da licenciatura em Design Audiovisual vão à descoberta do concelho de Barcelos, identificando as instituições através do testemunho das pessoas que as constituem”, lê-se na apresentação da mostra, organizado no âmbito do Projecto 50+10.
No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos, os alunos procuraram registar a experiência individual do que significa hoje em dia e do que foi o 25 de Abril para alguém que é agente activo na sociedade barcelense.
“Da Protecção Civil à indústria local, do associativismo ao património e à história, das festas tradicionais à riqueza natural do estuário do rio Cávado, foram produzidos registos visuais que constituem um exercício de aprendizagem para alunos e de reflexão para o público, representando um início auspicioso para estes jovens estudantes na área do Design Audiovisual”, refere a apresentação.